VOLTAR

Índios ainda vivem sob constante ameaça

Folha de S.Paulo (São Paulo - SP)
24 de Abr de 1983

No debate "A questão do índio", promovido pela folha, antropólogos e indigenistas criticam a atual situação que vivem os povos indígenas, que perdem suas terras para os projetos econômicos. A precariedade da atuação da Funai também foi pontuada, ao que a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha propõe a criação de uma secretaria ligada a Presidência para tratar dos assuntos indígenas, que contaria com a participação da sociedade civil. Os problemas com a demarcação de terras, de direcionamento de verbas foram assuntos abordados. Mesmo frente a esse cenários os indígenas seguem resistindo e se organizando através da UNI.

Defendida a participação efetiva na sociedade civil

O advogado Carlos Marés defende a autodeterminação das populações indígenas e critica a resolução das questões indígenas por um povo estrangeiro (os brancos). Pontua, no entanto, as questões em torno da Constituição Federal e da impossibilidade do reconhecimento dos indígenas enquanto nação. Defende portanto a participação dos indígenas em todos os setores da sociedade.
A antropóloga Lux Vidal fala do impacto da Transamazônica, da hidrelétrica de Tucuruí e do desmatamento promovido pelas empresas agropecuárias para os índios Parakanã.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.