VOLTAR

Índios acampam no Pateo do Collegio para reivindicar demarcação de terras

G1- http://g1.globo.com
16 de Abr de 2014

Um grupo de cerca de 50 índios de tribos guaranis de São Paulo montou acampamento no Pateo do Collegio, no Centro da capital, por volta das 16h desta quarta-feira (16). O objetivo é chamar a atenção para a demarcação de terras indígenas nas regiões do Jaraguá e Parelheiros, no extremo Sul da cidade, segundo uma das lideranças da terra indígena do Jaraguá, Karay Popygua.

Na manhã desta quinta-feira (17), o grupo concederá uma entrevista coletiva à imprensa e, às 16h, está previsto o lançamento oficial da campanha "Resistência Guarani", que vai pedir a demarcação de terras indígenas na capital. De acordo com Karay Popygua, o acampamento foi previamente combinado com os coordenadores do Páteo do Colégio e ocorreu de forma pacífica.

Atualmente, cerca de 800 guaranis ocupam uma área de 1,7 hectares, pouco menos do que dois campos de futebol, no Jaraguá. "Desde a Constituição de 1988, a área indígena reconhecida é de 532 hectares. Só está depende da assinatura do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo", disse Popygua.

Segundo ele, a demarcação evitaria a crescente pressão da especulação imobiliária na região. "No Jaraguá, estas terras foram revistas e na área de macrozona foi retirada e colocada como área de desenvolvimento urbano. Corresponde a uns 10% do total da terra indígena prevista e está localizada entre a Rodovia Anhanguera e o Pico do Jaraguá. Já pedimos a reinclusão dela como terra indígena", disse.

Já em Parelheiros, são 26 hectares para 1.400 indígenas, mas a área reconhecida pela Funai é de 15 mil hectares. "Também depende da assinatura do ministro da Justiça para o reconhecimento desta área como terra indígena", afirmou.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/04/indios-acampam-no-pateo-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.