VOLTAR

Índio Guarani defende instituição de 'bancada indígena' no Congresso

Agência Senado - http://www12.senado.gov.br/
02 de Jul de 2012

O índio é tratado de forma desigual na aldeia ou na cidade. Essa é a opinião do representante da Central da União de Índios e Aldeias, índio Guarani Araju Sepeti, que defendeu a instituição de uma "bancada indígena" no Congresso Nacional em defesa dos direitos das pessoas com essa origem. Para ele, a sua comunidade precisa de mais voz dentro do Legislativo:

Araju Sepeti falou durante participação em audiência pública no Senado, nesta segunda-feira (2), para debater a violência no campo e os assassinatos de camponeses, quilombolas e indígenas.

- Nós queremos compaixão e reconhecimento dos indígenas, independente de onde estejamos. Não é porque você usa roupa e usa tecnologia que deixa de ser indígena. Queremos uma pátria livre do preconceito e racismo - afirmou.

Segundo ressaltou, a discriminação dos povos indígenas fere a Constituição e a legislação brasileira.

- A criança indígena no Brasil tem menos valor do que uma saca de soja. A mulher indígena tem menos valor do que um metro de madeira - criticou Sepeti.

Ele participa da audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/07/02/indio-guarani-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.