VOLTAR

Indígenas vão poder ficar mais seis meses no sul da Bahia

Correio* - correio24horas.globo.com
22 de out de 2008

Na noite da última terça-feira o Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu o cumprimento de todos os mandados de reintegração de posse contra os índios, por um período de seis meses. A decisão é válida para a região de Ilhéus e Itabuna, bem como na região de Porto Seguro, todas no Sul da Bahia.

A Polícia Federal emitiu comunicado anunciando o que suspendeu as ações que começaram na segunda-feira (20). Durante a ação houve confronto entre policiais e um grupo de índios, liderados pelo Cacique Rosivaldo Pereira da Silva, mais conhecido como 'Cacique Babau', da tribo dos Tupinambás, na localidade de Serra do Padeiro, próximo à Rodovia Ilhéus. Para efetivar o cumprimento de ordem judicial, a PF realizou disparos com munição não letal (projéteis de borracha).

Em razão da decisão do TRF, todos os trabalhos pertinentes à retirada dos índios das terras em questão foram imediatamente suspensos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.