VOLTAR

Indígenas representam cerca de 5% da população mundial

Portal Brasil brasil.gov.br
09 de Ago de 2017

O Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado nesta quarta-feira (9). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em dezembro de 2014 como referência ao dia da primeira reunião do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Populações Indígenas, realizada em 1982.

Este ano, a ONU pretende chamar a atenção para a mídia e seu papel na garantia dos direitos indígenas, além de questões como preservação cultural e agenda política. Em 2017, comemora-se ainda o 10o aniversário da Declaração sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

A população indígena representa aproximadamente 5% da população mundial. Cerca de 370 milhões de indígenas vivem em torno de 90 países. São mais de 5 mil grupos diferentes que falam 7 mil línguas.

Indígenas no Brasil

No Brasil, segundo dados do Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010, existem 896,9 mil indígenas com presença em todos os estados brasileiros. São 305 etnias, que falam 274 línguas.

O Estado brasileiro, por meio da Fundação Nacional do Índio (Funai), reconhece a existência de 103 registros, sendo 26 confirmados, todos na Amazônia Legal.

"O principal propósito da data é lembrar a importância da inclusão dos povos indígenas nos direitos humanos, sendo que muitas vezes são marginalizados ou excluídos", ressalta o presidente da Funai, Franklimberg de Freitas.

Para monitorar os territórios indígenas e defender o direito de permanecer em isolamento voluntário, a Funai realiza levantamento de informações por meio de expedições em campo e de sobrevoos, com o objetivo de identificar a posição geográfica, as dinâmicas territoriais e demais vestígios que contribuam para a proteção e a caracterização das áreas de ocupação desses povos.

http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2017/08/indigenas-represen…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.