VOLTAR

Indígenas relatam insegurança e querem mais presença policial nas aldeias

Dourados News - https://www.douradosnews.com.br
Autor: Adriano Moretto e Fabiana Oliveira
13 de Set de 2023

13 setembro 2023 - 10h45Por Adriano Moretto e Fabiana Oliveira

Bloqueio realizado na MS-156, entre Dourados e Itaporã, na manhã desta quarta-feira (13/9), gera grande fila de veículos na rodovia, interditada nos dois sentidos. Indígenas realizam o ato para chamar atenção pela ausência de segurança pública dentro da Reserva do Município.

Os manifestantes fecharam o local com pedaços de madeira. A PMR (Polícia Militar Rodoviária) está na região acompanhando o protesto.

De acordo com a liderança Renato Jorge, os moradores das aldeias Bororó e Jaguapiru, além de populares que trafegam entre Dourados e Itaporã, têm sofrido com crimes cometidos na região.

"Nossa reivindicação maior é com a segurança, os moradores não têm segurança nenhuma. Tem malandragem demais na aldeia e estamos com medo. O pessoal que trabalha em Itaporã e Dourados [e precisam fazer esse trajeto diariamente], estão com medo de passar por aqui", disse ao Dourados News.

Conforme o indígena, o capitão Ramão Fernandes tem encontro nesta manhã com autoridades de segurança pública no município.

Na 4ª subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o secretário de Estado de Segurança Pública Antônio Carlos Videira participa de um encontro para tratar sobre conflitos envolvendo pequenos sitiantes e indígenas na região da Perimetral Norte.

Após esse encontro com o titular da pasta, será resolvido quando e se a via será liberada.

"Se resolver [questão de segurança pública], vamos liberar. Por enquanto eles estaão em reunião ainda", disse Renato.

Conforme apurado no local pelo Dourados News, um dos fatores que resultou no protesto tem a ver com ameaça recebida pelo capitão Ramão Fernandes. Na semana passada, ele teve a casa onde reside incendiada.

https://www.douradosnews.com.br/dourados/indigenas-relatam-inseguranca-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.