VOLTAR

Indígenas recebem homenagem

Tribuna do Brasil - http://www.tribunadobrasil.com.br/
Autor: Carol Guitton Leal
19 de Abr de 2010

Hoje é comemorado o dia do índio. Para celebrar essa data significativa, o Templo da Boa Vontade (LBV) fez uma homenagem, ontem, a essa parte da população. Durante o culto da manhã eles apresentaram danças típicas da cultura indígena além de cantar na língua, falada por eles, a oração do "Pai Nosso".
Segundo a assessora religiosa do Templo, Maria Krieger, comemorar o dia do índio já tradição da LBV. "Desde que foi construído o Templo, no dia do índio chamamos alguns, de tribos variadas, cada ano escolhemos uma diferente para que todos tenham oportunidade de apresentar um pouco mais da cultura e costumes. Os frequentadores do Templo elogiam esse trabalho que realizamos para inseri-los na sociedade e lembrá-los que os respeitamos", explica.
Esse ano duas etnias se apresentaram: a Kariri-Xocó e Fulni-ô. Além das danças e músicas, eles tiveram um espaço para expor os artesanatos que produzem. "Eles têm também a oportunidade vender os acessórios que confeccionam. Fazemos isso não só porque as pessoas gostam desses artesanatos. Mas também para que possam aumentar a rentabilidade econômica, pois vivem disso. Muitas pessoas que vem conferir os produtos indígenas gostam tanto que fazem encomendas para eles. Isso é muito bom ate para aumentar a auto-estima deles, pois significa que as pessoas valorizam a importância do índio", ressalta.
O objetivo do evento, de acordo com a assessora religiosa, é que as pessoas reconheçam a força e a importância que os índios têm na sociedade. "Nada mais justo que homenageá-los, afinal foi os primeiros habitantes de todas as regiões. Já estavam aqui protegendo a mãe Terra. Temos de mostrar a eles nossa gratidão", diz Marina.
Vivânia Maria, 46 anos, é freqüentadora do Templo, entretanto nunca teve a oportunidade de apreciar essa celebração ao dia do índio. "Primeira vez que vejo. Muito importante esse comemorar essa data. Pois, a cultura indígena tem um poder muito forte. E hoje, infelizmente, notamos certa discriminação de parte da sociedade com eles. Acredito que tudo que for possível fazer para colocá-los mais em contato com as pessoas é relevante", explica.
Segundo ela, o evento pode ser mais divulgado, pois as pessoas precisam saber que há lugares que valorizam e cultuam o poder do índio. "Se soubesse que essa comemoração existe há muito tempo já teria vindo prestigiar o trabalho deles. Outro ponto fundamental é o espaço que têm para divulgar o artesanato que produzem para se sustentarem", disse.

http://www.tribunadobrasil.com.br/site/?p=noticias_ver&id=18306

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.