VOLTAR

Indígenas podem receber R$ 1 mi por demora de 23 anos em demarcação

Radioagência NP - http://radioagencianp.com.br/
Autor: Jorge Américo
30 de Jan de 2012

Como o prazo se esgotou em 1993, a Justiça deve julgar uma ação por danos morais coletivos contra a União, movida pelo MPF.
Baixar

Uma ação movida pelo Ministério Público (MPF) pede que a União indenize indígenas do sul da Bahia em R$ 1 milhão. A ação por danos morais se deve à demora na demarcação de terras, que deveria ter sido feita em 1993.

A comunidade Tupinambá, localizada nos municípios de Ilhéus, Buerarema e Una, espera há 23 anos por uma solução, já prevista pela Constituição. Na região, vivem aproximadamente 4.500 indígenas.

O grupo de trabalho que deveria fazer os estudos de território foi constituído pela Fundação Nacional do Índio (Funai) somente em 2008. O Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Tupinambá foi finalizado em 2009, mas até o momento as terras não foram demarcadas.

O MPF sugere que os recursos da possível indenização sejam destinados a políticas públicas que garantam melhores condições de vida para a comunidade. O procurador da república responsável pela ação relata que há um clima de disputa com os fazendeiros, além da situação precária das moradias e da falta de serviços de saúde.

http://radioagencianp.com.br/10542-indigenas-podem-receber-1-mi-de-reai…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.