VOLTAR

Indígenas plantam árvores para recuperar mata ciliar em Araribá

Jornal da Cidade de Bauru - Davi Venturino
Autor: Davi Venturino
22 de Ago de 2008

Cerca de 30 indígenas, moradores das aldeias Ekeruá e Kopenotti, estarão plantando, hoje, 2.800 mudas de árvores nativas nas margens do Córrego Três Pilões, em Avaí (39 quilômetros de Bauru).

O objetivo é recompor a mata ciliar do córrego, com o plantio de 8.334 mudas, através de projeto desenvolvido em parceria entre o Instituto para Defesa do Meio Ambiente Indígena e Fundação Nacional de Saúde (Funasa), patrocinado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

"O Fehidro está patrocinando com recursos. São R$ 54 mil", explica Júlio César Pio, vice-cacique e agente ambiental indígena. Segundo ele, até agora já foram plantadas 4.700 mudas de árvores nativas.

Pio explica que o local ficou assoriado devido às criações de gados que existiam na região. "Agora, que foi retirado o gado, estamos fazendo a recomposição da mata ciliar", confirma.

Cerca de 30 indígenas devem dar continuidade ao projeto, hoje de manhã, com a plantação de mais 2.800 mudas na nascente do rio Araribá que tem a foz no rio Batalha. "São os jovens, adultos e senhoras de idade que estão envolvidos no plantio", relata Pio, lembrando que o último plantio foi realizado na sexta-feira passada.

De acordo com o agente ambiental, em média, as árvores levam de quatro a cinco anos para atingirem cerca de 2,20 metros de altura. "Estamos fazendo a irrigação também, devido ao sol que está muito quente", comenta.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.