VOLTAR

Indígenas participam de audiência pública

Home Page da Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/notFunasa.asp
07 de Mai de 2009

Os índios que estão concentrados no Acampamento Terra Livre compareceram, na manhã desta quinta-feira (7), à uma audiência pública no Senado Federal com a Comissão dos Direitos Humanos, na qual estiveram presentes os senadores Cristovam Buarque e João Pedro. Durante o encontro, líderes indígenas apresentaram as principais reivindicações, entre elas, a implantação de um parlamento indígena, a demarcação de terras e também anunciaram que vão elaborar um abaixo-assinado pedindo a aprovação do Projeto de Lei no 38/2008, que garante 50% de vagas para indígenas em escolas públicas.

"Queremos que o nosso estatuto seja aprovado e que as ações da Fundação Nacional do Índio (Funai) sejam potencializadas, para que projetos que estão parados sejam levados adiante"reivindicou Sandro Krixá, da etnia Krixá.

Romansil Crepan, da etnia Inhangue, pediu que as terras indígenas fossem demarcas. "Estamos acampados há quatro dias. Precisamos garantir os nossos direitos . Queremos pedir aos senadores que sejam os nossos porta-vozes na defesa de nossas terras; queremos construir um diálogo com o Congresso Nacional." disse Crepan, acrescentando: "O PAC não pode continuar construindo rodovias e levando destruição às nossas terras. Nós, índios, somos a minoria, mas não devemos ser excluídos".

Em seguida foi lido, o Documento Final do Acampamento Terra Livre, endereçado aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com todas as reivindicações indígenas. O senador Cristovam Buarque agradeceu a presença de todos e disse ser solidário com as causas indígenas. "Nós não temos o poder para fazer as coisas, mas vamos pressionar para que decisões sejam tomadas. Precisamos agir para acabar com os problemas indígenas no país", acentuou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.