VOLTAR

Indígenas e artistas ocupam escadarias do Teatro Municipal de SP em protesto contra o marco temporal

Rede Brasil Atual - https://www.redebrasilatual.com.br
Autor: Redação por RBA
07 de Jun de 2023

https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/indigenas-e-artistas-ocupa…

Artistas como Daniela Mercury e Zélia Duncan marcam presença na manifestação desta quarta (7) para que o STF declare o marco temporal inconstitucional

São Paulo - Lideranças indígenas, artistas e movimentos sociais e sindicais ocuparam as escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, no centro da cidade, nesta quarta-feira (7), em protesto contra o marco temporal. Com a presença de artistas como Daniela Mercury e Zélia Duncan, a manifestação ecoou o pedido para que o Supremo Tribunal Federal (STF) declare inconstitucional a tese jurídica.

De interesse dos ruralistas, o marco temporal estabelece que só podem ser demarcadas as terras de comunidades indígenas que ocupavam o território reivindicado na data de promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. O que, na prática, contraria os direitos territoriais dos povos originários e dificulta a demarcação.

Em meio ao ato, o STF deu início à análise da tese jurídica, por volta das 15h. Parada na Corte há dois anos, a votação é considerada o "julgamento do século" pelos povos indígenas e ocorre também sobre forte tensão com a aprovação, na semana passada, do Projeto de Lei (PL) 490, que aprovou o pacote temporal e um conjunto de medidas anti-indígenas. "Nossa história não começa em 1988", protestou a jovem Laine Jera Mirim em frente ao teatro municipal.

"O marco temporal ataca diretamente os direitos constitucionais dos povos indígenas", advertiu a cantora Daniela Mercury. Faixas e cartazes também reiteraram que a "Nossa Constituição não pode ser rasgada" e "Marco Temporal Não".

Em paralelo, a votação também vem sendo acompanhada por milhares de indígenas de todo o país em acampamento em Brasília. Pela manhã, os povos originários também fecharam rodovias em Minas Gerais, Curitiba, Bahia, Santa Catarina e Mato Grosso Sul contra o marco temporal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.