VOLTAR

Indígenas do Rio Negro elegem lideranças e debatem o saber tradicional

BNC - https://bncamazonas.com.br/municipios
02 de Dez de 2020

Indígenas do Rio Negro elegem lideranças e debatem o saber tradicional
Os líderes Marivelton Baré e Nildo Fontes foram reeleitos para comandar a Foirn pelos próximos quatro anos. Os povos indígenas da região também se reuniram em assembleia para definir os próximos passos das comunidades

02/12/2020 09:15
Da Redação do BNC Amazonas em Brasília

A Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) reelegeu Marivelton Barroso, da etnia Baré, e Nildo Fontes, da etnia Tukano, presidente e vice-presidente da organização, respectivamente, para o quadriênio 2021-2024.

A eleição ocorreu durante a 15ª Assembleia Geral Ordinária Eletiva da Foirn, realizada em São Gabriel da Cachoeira no último fim de semana.

"A gente não vai reduzir espaços e não vai reduzir ninguém, pois o nosso espaço é coletivo. Temos que focar nas nossas estratégias", disse Marivelton Baré, em seu discurso logo após a eleição.

Entre suas prioridades para a próxima gestão, estão o fortalecimento institucional da Foirn, gestão transparente e reforço das bases.

Marivelton concorreu pela Coordenadoria das Associações Indígenas do Médio e Baixo Rio Negro (Caimbrn).

Também participaram da eleição da Foirn representantes da Coordenação das Organizações Indígenas do Tiquié, Baixo Uaupés e Afluentes (Diawii); a Coordenadoria das Associações Indígenas do Alto Rio Negro e Xié (Caiarnx); e a Coordenadoria das Organizações Indígenas do Distrito de Iauaretê (Coidi). A Associação Baniwa e Koripako (Nadzoeri) não apresentou candidato.

"Pandemia e os saberes tradicionais"
Os desafios da covid-19 e as limitações impostas pelo governo federal aos povos indígenas foram temas nas discussões na 15ª Assembleia Eletiva da Foirn.

Por outro lado, o fortalecimento institucional das Organizações Indígenas do Rio Negro e a reação de seus povos frente à pandemia, com o uso e valorização dos remédios e práticas tradicionais, também foram ressaltados.

Entre as deliberações do encontro, ficou definido que a Foirn articulará para garantir o reconhecimento e registro dos tratamentos indígenas utilizados contra a covid-19

Também vai impulsionar discussões sobre a criação de centro de saúde indígena no Rio Negro.

A Federação também buscará compromisso institucional das prefeituras de São Gabriel, Santa Isabel e Barcelos para viabilizar esses projetos.

Plano de Gestão Territorial
Durante a assembleia foi lançado o livro do Plano de Gestão Territorial e (PGTA) do Alto Rio Negro, elaborado em parceria da Foirn e Instituto Socioambiental (ISA).

Segundo Marivelton Baré, um dos desafios da nova gestão é buscar parcerias para garantir a execução do PGTA.

"É nosso plano de vida do território. Nele, estão as nossas reivindicações, o que a gente quer" disse o líder dos povos indígenas do Rio Negro.

A elaboração do plano envolveu mais de 40 pesquisadores indígenas e possibilitou atualizar a base de dados.

"O PGTA é referência para instituições públicas e outras organizações que atuam nas terras indígenas. É um documento que forma base de trabalho e planejamento sólido para a região", explicou o coordenador-adjunto do Programa Rio Negro do ISA, Aloisio Cabalzar

Economia indígena
Na assembleia, Marivelton Baré divulgou que está em elaboração o Fundo Indígena do Rio Negro.

O fundo vai apoiar projetos das associações regionais para que essas organizações tenham autonomia de execução de projetos. Será gerido pela Foirn e deve lançar os primeiros editais no início de 2021.

Quem também vai lançar editais no ano que vem é o Fundo Podáali - Fundo Indígena da Amazônia - que tem o objetivo de fortalecer iniciativas indígenas, com atenção na preservação ambiental e da cultura dos povos tradicionais.

O Fundo Podáali é gerido pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

Foi anunciada ainda a parceria entre Coiab e Unicef que beneficiará os indígenas do Rio Negro.

O convênio vai disponibilizar bolsas para quatro comunicadores em São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos.

Com informações da Foirn e da Rede Wayuri de Comunicadores Indígenas.

https://bncamazonas.com.br/municipios/indigenas-do-rio-negro-elegem-lid…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.