VOLTAR

Indígenas bloqueiam BR em protesto por mais saúde e educação em MS

G1- http://g1.globo.com
01 de Ago de 2016

Um grupo de indígenas bloqueou a BR-262 nesta segunda-feira (1o), por cinco horas em Miranda, na região oeste de Mato Grosso do Sul. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a interdição foi em protesto para pedir melhores condições de educação e saúde, entre outras reivindicações.

Cerca de 30 manifestantes participaram do bloqueio, que começou às 9h (de MS) no quilômetro 528 da BR, perto da cidade. A movimentação provocou congestionamento de dois quilômetros em ambos os sentidos da rodovia. Ainda segundo a PRF, os indígenas utilizaram galhos e pedaços madeira para impedir o tráfego de veículos. O trecho foi liberado por volta das 14h (de MS).

Ao G1, o coordenador do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS) Edemilson Canale informou que os veículos de saúde que atendem os indígenas estão sucateados, mas que já existem processos em andamento para adquirir outros novos. Há a possíbilidade de novos veículos sejam alugados em vez de comprados, ainda segundo Canale.

Além disso, o coordenador ressaltou que existem polos do DSEI em 14 municípios do estado, responsáveis por administrar as equipes de saúde que atuam dentro das aldeias.

Ao G1 a Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que as políticas públicas referentes à saúde indígena são de responsabilidade do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena. Já as políticas de educação escolar indígenas são de responsabilidade do Ministério da Educação por meio da Secadi.

http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2016/08/indigenas-bloque…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.