VOLTAR

Indígenas acampam em Brasília para debater direitos e política

Portal Vermelho
14 de Abr de 2008

O Acampamento Terra Livre, evento central do Abril Indígena, será instalado nesta terça-feira (15) e ficará montado até quinta-feira (17), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Cerca de 800 indígenas de todo o país devem se reunir no Acampamento. O tema central do evento será a análise da situação dos direitos indígenas e da política indigenista no Brasil, no contexto dos 20 anos da Constituição Federal.

Dois assuntos que serão priorizadas nas discussões são a aprovação do Estatuto dos Povos Indígenas - paralisado no Congresso há mais de 13 anos -, e a criação do Conselho Nacional de Política Indigenista.

Outro objetivo do evento este ano é avançar na articulação do movimento indígena nacional para aprimorar o controle social das políticas públicas voltadas aos povos indígenas.

Nesta terça-feira, haverá uma entrevista coletiva à imprensa, quando será apresentada a programação, que será dividida em eixos temáticos do Acampamento: saúde indígena; territórios indígenas (demarcação, proteção, desintrusão e sustentabilidade); educação Indígena e regulamentação dos direitos indígenas (Conselho Nacional de Política Indigenista, Estatuto dos Povos Indígenas e matérias correlatas).

Violência e criminalização contra os povos indígenas também serão tratados no decorrer do Acampamento.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.