VOLTAR

Incra publica relatório de identificação do Território Quilombola de Batateira (BA)

Incra incra.gov.br
28 de Set de 2017

O Território Quilombola de Batateira, localizado na Ilha de Tinharé, no município de Cairu, no Baixo Sul da Bahia, teve o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) publicado pelo Incra no Diário Oficial da União de de 27 de setembro. A comunidade é composta por 30 famílias e a área delimitada tem 3,8 mil hectares.

O RTID é a fase mais complexa para o cumprimento da titulação dos territórios quilombolas. O documento reúne peças técnicas, relatório antropológico, plantas com delimitação do território e aborda aspectos, agronômicos, ambientais, fundiários e geográficos.

De acordo com o antropólogo do Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas do Incra/BA, Claudivan Soares, o RTID é o primeiro passo para garantir a produção extrativista e agrícola e o acesso das famílias a áreas estratégicas para a pesca e mariscagem.

Histórico

A comunidade de Batateira começou a se formar na Ilha de Tinharé no final do século XIX, quando o casal Clementina dos Santos (D. Quili) e João Mendes foi para a Fazenda Pimenteira, com o objetivo de trabalhar na extração de piaçava e dendê.

Parentes acompanharam o casal, migrando para a fazenda. De acordo com Soares, a narrativa das famílias é a de que o proprietário da Fazenda Pimenteira se casou com uma quilombola que havia se estabelecido no local. Ele se desfez do imóvel rural doando ou vendendo a menores preços aos ascendentes dos atuais quilombolas.

Produção

As famílias remanescentes do quilombo de Batateira desenvolvem a atividade extrativista do dendê e da piaçava. Outra importante atividade é a pesca e a mariscagem. O excedente da produção é comercializado em feiras no município baiano de Valença e no povoado de Guarapuá. A agricultura praticada é a de subsistência.

http://www.incra.gov.br/noticias/incra-publica-relatorio-de-identificac…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.