VOLTAR

Imazon: Desmatamento volta a aumentar em outubro

Amazonia.org - www.amazonia.org.br
Autor: Bruno Calixto
26 de Nov de 2009

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou hoje (26) os dados do desmatamento da Amazônia Legal em outubro de 2009. De acordo com o boletim Transparência Florestal, foram registrados 194 km² de desmatamento. Esse número é 90% maior do que o registrado em outubro do ano passado (102 km²).

O desmatamento acumulado entre agosto e outubro de 2009 (três primeiros meses do calendário de monitoramento do desmate) foi de 682 km², o que também representa um aumento se comparado ao mesmo período de 2008, só que menor: 30%.

O Imazon também detectou 104 km² de florestas degradas em outubro. Florestas degradadas são áreas florestais que sofreram queimadas ou destruição parcial, mas que ainda possuem florestas.

Geografia do desmatamento

O Pará continua sendo o Estado campeão de desmatamento. Considerando os três primeiros meses do calendário de desmatamento, 52% do desflorestamento foi detectado no Estado. "Em seguida aparece o Mato Grosso com 14%, seguido de perto por Rondônia com 13% e Amazonas com 12%. Esses quatro Estados contribuíram com 91% do total desmatado no período", diz o boletim.

Em termos relativos, o aumento mais expressivo ocorreu em Roraima, onde se registrou 209% de quilômetros quadrados desmatados a mais do que no mesmo período do ano passado, seguido por Acre (149%), Rondônia (119%), Amazonas (64%) e Pará (20%). O único Estado que apresentou redução na quantidade desmatada foi Mato Grosso: -17%.

Em termos de situação fundiária, a maioria dos desmatamentos ocorreu em áreas privadas ou de posse (83%); 9% do desmatamento ocorreu em Unidades de Conservação, 7% em Terras Indígenas e 4% em Assentamentos da Reforma Agrária.

SAD

Os dados do Imazon são feitos pelo Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), que monitora toda a Amazônia Legal, com exceção do Maranhão, via satélite. Não se trata dos dados oficiais, que são monitorados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No mês de outubro de 2009, o SAD conseguiu monitorar 83% da Amazônia, pois 13% do território estava coberto por nuvens. Segundo a avaliação dos dados, 30 km² de desmatamento detectado podem ter acontecido no mês anterior.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.