VOLTAR

II Congresso Indo-américa Jovem reúne comunidades aborígenes de 18 países

Adital - http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=40298
06 de Ago de 2009

Comunidades aborígenes de 18 países participarão amanhã, sexta-feira, do II Congresso Bolivariano Indo-américa Jovem, denominado "Guerreiros Indígenas contra a Miséria e o Imperialismo", a realizar-se no Centro de Aprendizagem Agrícola Dom Bosco da paróquia Elías Sánchez Rubio, município Páez, estado Zulia (noroeste), na Bolívia.

Esse evento terá como objetivo fortalecer os ideais revolucionários dos povos indígenas do continente e dar a conhecer as diferentes manifestações culturais de cada comunidade originária que se encontra no Abya Yala (América), que buscam hastear suas raízes e defender sua cultura.

No Congresso - que se realizará até domingo (9) - participarão mais de 450 representantes de diferentes etnias do Brasil, Bolívia, Canadá, Colômbia, Dominica, Estados Unidos, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Perú, Uruguai e Venezuela, entre outras nações.

De acordo com a programação, amanhã, sexta-feira, comparecerá a vice-ministra do Ministério do Poder Popular para os Povos Indígenas do Território Comunal Zunas Urbanas e secretária executiva da Missão Guaicaipuro, Aloha Núñez, quem estará a cargo das palavras de abertura.

O sábado, 8, prevê a instalação das mesas de trabalho, nas quais se abordarão os seguintes aspectos: Conselho Indo-américa Jovem; participação dos povos indígenas; fortalecimento das organizações indígenas e movimentos sociais; participação da juventude indígena no processo revolucionário de Indo-américa e a manipulação midiática.

Na tarde do sábado se apresentarão as conclusões das mesas de trabalho e se realizarão eventos culturais.

O encerramento se realizará no Centro de Sanación y Formación "Shamánica Cojoro", localizado na paróquia Alta Guajira do município Páez, ocasião que será propícia para a inauguração desse centro.

Posteriormente se realizará um desfile dos Guerreiros Indígenas, em seguida ocorrerá a leitura da Declaração de Cojoro, e depois se fará a entrega da lança "Guerreiro Indo-caribe, Bolivariano e Anti-imperialista".

Finalmente se inaugurará a Exposição Intercultural de Povos Indígenas da Indo-américa, na que se oferecerão mostras gastronômicas e artesanais.

Em 2008, realizou-se com total êxito o I Congresso Indo-américa Jovem, que foi organizado através da Missão Guaicaipuro Internacional a propósito da celebração do Dia Internacional dos Povos Indígenas, que foi criado em 2004 para comemorar e enaltecer a sabedoria e as cosmovisões dos 5.000 povos aborígenes que habitam em torno de 70 países do mundo.

A noticia é de ABN

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.