VOLTAR

Ibama vistoria area de gasoduto nordestino

GM, Energia, p.A6
22 de Jun de 2004

Ibama vistoria área de gasoduto nordestino
São Luís, 22 de Junho de 2004 - O Ibama vai realizar uma vistoria ao longo do trecho do gasoduto do Maranhão e Piauí - o trecho Meio-Norte -, ainda em fase de projeto. A vistoria atende a uma solicitação da Transportadora Meio Norte (TMN) com o objetivo de obter a licença prévia para a construção do gasoduto, que terá um trecho de 1,1 mil quilômetros de Pecém (CE) a São Luís (MA), com passagem pelo Piauí. O início da vistoria está previsto para o próximo dia 12
Os técnicos do Ibama vão percorrer o trecho por via área e terrestre. O objetivo é identificar os impactos ambientais do gasoduto ao longo do trecho para que sejam tomadas medidas atenuantes ainda no projeto. Nos estados por onde o gasoduto deve passar há áreas de preservação ambiental, sítios arqueológicos, comunidades quilombolas e reservas indígenas. Por esta razão a vistoria vai ser feita em conjunto também com o Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Natural (Iphan) e Funai.
"Esta vistoria é uma das etapas do processo de licenciamento ambiental", diz o presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Carlos Eduardo Gomes, ressaltando que a Licença Prévia é essencial para assegurar recursos junto aos financiadores do projeto. A previsão é que o gasoduto do Meio Norte entre em operação a partir de 2007. O projeto de implantação, envolvendo construção das redes de dutos derivativas, está orçada em US$ 50 milhões. A obra deve ser iniciada em 2005.
A implantação do gasoduto vai ser comandada pela TMN, empresa constituída pela Termogás, Gasmar e Companhia de Gás do Piauí (Gaspisa), com possibilidade de ter a participação da Petrobras, por meio da Gaspetro.
O gasoduto visa atender aos setores industrial e automotivo (gás natural veicular) e, em seguida, ao comércio (shoppings, lavanderias, panificadoras, hospitais e condomínios de edifícios, etc.) e consumidores residenciais. A garantia de fornecimento do gás ao Nordeste e aos novos mercados do Maranhão e Piauí vai estar assegurada em 2007, segundo Gomes, com a conclusão do projeto malhas - de interligação das bacias do Sudeste por meio do Gasoduto Gasene e da reserva de Manati (no recôncavo baiano).
Segundo a Gasmar, o Maranhão desponta como o segundo maior potencial de consumo de gás natural do Nordeste e tem ainda a perspectiva de tornar-se um grande produtor. Dos 913 blocos a serem licitados no próximo dia 17 pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), 49 estão no estado. Destes, 28 blocos foram excluídos por questões ambientais até que seja feito um estudo de impacto ambiental da área. Existem ainda 24 blocos na Bacia Pará-Maranhão.
No próximo dia 24, em São Luís, vai ser realizado o encontro "Perspectivas da Indústria do Gás no Maranhão". O evento é promovido pela RedeGásEnergia em parceria com a Gasmar. O objetivo é envolver as universidades, Petrobras e a concessionária nas discussões sobre os mais diversos usos do gás natural.

GM, 22/06/2004, p. A6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.