VOLTAR

Ibama retira cerca de duas mil cabeças de gado da Terra Indígena Ituna/Itatá, no Pará

Pará Terra Boa - https://www.paraterraboa.com
19 de Ago de 2023

Equipe do Ibama/PA iniciou a retirada de cerca de duas mil cabeças de gado da Terra Indígena Ituna/Itatá, no Pará. São animais em diversos estágios de desenvolvimento, entre vacas, bois, bezerros e novilhas - todos apreendidos em áreas com atividades embargadas e dentro de perímetro protegido e destinado à terra indígena.

Segundo o Ibama, a, té o fim da tarde de quinta-feir, 14, aproximadamente 600 animais haviam sido transferidos. O mandado judicial que autoriza a Operação Eraha Tapiro determina prisão preventiva, busca e apreensão. Os invasores fugiram e são considerados foragidos da Justiça.

O Ibama conta com uma equipe com 12 servidores e recebeu o apoio de 13 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), de cinco da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), de quatro da Força Nacional vinculada ao Ministério da Justiça, além de integrantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Polícia Federal (PF).

Durante a operação, a equipe do Ibama sofreu hostilidades por parte dos responsáveis pelo rebanho manejado ilegalmente dentro da área protegida.

Os invasores reagiram danificando pontes, ateando fogo em pastos e ameaçando a população local.

A apreensão dos bovinos adultos serão transferidos para um frigorífico. Os demais, aguardarão o ciclo de engorda em pastos.

A TI Ituna/Itatá conta com uma área aproximada de 142 mil hectares.

https://www.paraterraboa.com/meio-ambiente/ibama-retira-cerca-de-duas-m…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.