VOLTAR

Ibama realiza a soltura de 40 papagaios verdadeiros em Mato Grosso

Ibama - www.ibama.gov.br
13 de Fev de 2013

A superintendência do Ibama em Mato Grosso, recebeu neste final de semana a primeira parte de um lote de 150 aves que serão devolvidas a natureza. Será a primeira soltura de aves de 2013, no estado. Ao todo serão 40 indivíduos da espécie Amazona aestiva, popularmente chamada de papagaio-verdadeiro, que serão soltos no Refúgio Ecológico SESC Serra Azul, na região entre Rosário Oeste e Nobres (a 143 km de Cuiabá).

Os papagaios estão vindo do Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo, onde passaram dois anos se preparando para retornar a natureza. Inicialmente era um grupo de 200 filhotes que foram aprendidos de traficantes na região de Bataguassu(MS), na divisa com o estado de São Paulo. O Ibama encaminhou pra o Centro de Recepção de Animais Silvestres, do Parque Tietê, para que tivessem chance de sobreviver. Normalmente, dos filhotes retirados da natureza pelos traficantes de animais silvestres, 90% morrem vítimas de maus-tratos.

O Projeto ASAS/MT - O Núcleo de Fauna da superintendência do Ibama/MT, fará a soltura dos papagaios em áreas de parceiros em quatro municípios. A soltura deste primeiro grupo de aves aconteceu na manhã de segunda-feira (11), em uma área de aproximadamente 5 mil hectares, onde está em fase de estudos a implantação de mais um empreendimento eco-turístico do Serviço Social do Comércio (SESC) em Mato Grosso. Segundo a coordenador do Núcleo de Fauna do Ibama/MT, César Soares, o projeto ASAS tem tido grande êxito na reintrodução de aves na natureza. O sucesso obtido na parceria com o Sesc Pantanal deverá se repetir no Sesc Serra Azul, afirma.

http://www.ibama.gov.br/publicadas/ibama-realiza-soltura-de-40-papagaio…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.