VOLTAR

Ibama realiza operação no Parque Nacional dos Campos Amazônicos

IBAMA/Brasília - DF
16 de Ago de 2007

O Ibama realizou entre os dias 6 e 10 de agosto uma operação de fiscalização e reconhecimento no Parque Nacional dos Campos Amazônicos. Participaram da operação fiscais do Ibama, o superintendente do Ibama/RO, analistas ambientais do Parque e da Reserva Biológica do Jaru e a Polícia Federal.

Além de realizar o reconhecimento de parte da Unidade e fazer reuniões com as comunidades vizinhas, durante as atividades de fiscalização foram registrados desmatamentos ilegais no interior do Parque. Em um deles, com cerca de 300 hectares, foram encontrados 12 trabalhadores em condição análoga a de escravos. Os trabalhadores receberiam um valor irrisório (R$ 20,00 por hectare desmatado) e ainda deveriam pagar a dívida da compra das motosserras e da alimentação.

Foram apreendidos no local nove motosserras, material para topografia, além de facões, foices, e dezenas de correntes e lâminas para reposição dos equipamentos. Também foi encontrado junto aos documentos averiguados, uma cópia de denúncia de trabalho escravo, feita pelo Ministério Publico Federal, contra o responsável pelo desmatamento dentro do Parque. O mesmo será autuado em cerca de R$ 550 mil, e denunciado novamente por manter pessoas em condição de trabalho escravo.

Além disso, três caminhões foram apreendidos por transporte ilegal de madeira (52,53 m3 em toras), e uma madeireira foi embargada por não comprovar a origem da madeira, provavelmente proveniente do interior do Parque Nacional. Também foi suspenso um Plano de Manejo Florestal Sustentável por estar em desacordo com a licença emitida e parcialmente no interior da Unidade.

O Parque Nacional dos Campos Amazônicos foi criado em 21 de junho de 2006, com área de cerca de 873.570 hectares abrangendo os Estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. O Parque também faz parte do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.