VOLTAR

Ibama fiscaliza lavouras no entorno da Flona de Mato Castelhano, em Passo Fundo

IBAMA - ttp://www.ibama.gov.br
Autor: Maria Helena Firmbach Annes
03 de Mai de 2011

Durante quatro dias (até sexta-feira 29/04), 12 fiscais da Superintendência do Ibama/RS coletaram amostras (resíduos e sementes) em 40 lavouras de soja localizadas na zona de exclusão de 500 metros no entorno da Floresta Nacional de Mato Castelhano, em Passo Fundo, com o objetivo de verificar a presença de soja transgênica no local.

O cultivo de organismos geneticamente modificados em zona de amortecimento de unidades de conservação em desacordo com as normais legais pertinentes é enquadrado no artigo 89 do Decreto n. 6.514/08, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais (Lei n. 9.605/98). A fiscalização cumpre determinação judicial oriunda de uma ação civil pública.

O material coletado foi colocado em envelopes que, depois de lacrados, serão enviados para análise em laboratório escolhido por meio de licitação. A operação foi coordenada pelo chefe da Divisão de Fiscalização do Ibama/RS, Régis Fontana Pinto, e teve a colaboração dos servidores do Instituto Chico Mendes.

De acordo com Régis, ao contrário de fiscalizações anteriores, quando agentes do Ibama foram recebidos por alguns agricultores de arma em punho, "desta vez, as coisas foram bem tranquilas". Segundo ele, alguns agricultores já estavam esperando para acompanhar as coletas na lavoura. Ele atribui esta postura a uma maior conscientização dos agricultores: "É resultado do trabalho pedagógico de retornar ao longo dos anos para fazer o trabalho (a fiscalização na Flona é realizada desde 2005)".

Também, foram coletadas amostras de milho, que serão enviadas para análise pelo servidores do Instituto Chico Mendes para se verificar se é transgênico ou não.

http://www.ibama.gov.br/archives/15476

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.