VOLTAR

Ibama autoriza e gasoduto Rio-Vitória começa levar gás para termoelétricas

OESP, Economia, p. B5
01 de Fev de 2008

Ibama autoriza e gasoduto Rio-Vitória começa levar gás para termoelétricas

Leonardo Goy

O gasoduto Cabiúnas (RJ) - Vitória (ES), uma das obras prioritárias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), deve iniciar as operações hoje, informou ontem a Petrobrás.
O duto já estava pronto, mas esperava a licença de operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Após um certo atraso em relação ao cronograma original - o governo estimava que a licença sairia até 21 de janeiro - o Ibama liberou o documento na noite de quarta-feira.
Segundo a Petrobrás, a Agência Nacional do Petróleo (ANP), também já deu a autorização final para que o gasoduto seja inaugurado. Nos primeiros dias, a instalação funcionará na chamada "curva de aprendizado", ou seja, não trabalhará a todo vapor.
A capacidade nominal do duto, de 300 quilômetros de extensão, permite o transporte de 20 milhões de metros cúbicos diários de gás natural. Mas a previsão da Petrobrás é de que ele comece bombeando 5,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia da Bacia do Espírito Santo para as termoelétricas de Macaé e TermoRio, ambas no Estado do Rio de Janeiro.
Com esse gás, as duas usinas poderão gerar cerca de 1.000 megawatts (MW). O governo conta com essa produção para poupar água nos reservatórios das hidrelétricas e evitar problemas futuros no abastecimento de energia. Neste mês, o nível das represas chegou a ficar abaixo do limite de segurança no sistema Sudeste/Centro-Oeste.

OESP, 01/02/2008, Economia, p. B5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.