VOLTAR

Hidrelétrica vai gerar energia solar

O Globo, Economia, p. 28
05 de Mar de 2016

Hidrelétrica vai gerar energia solar
Projeto pioneiro é instalado em reservatório da usina de Balbina

Foi inaugurado, ontem, na usina de Balbina (AM), o primeiro projeto do mundo de exploração de energia solar em reservatórios de hidrelétricas, com a instalação de 16 painéis de placas fotovoltaicas e geração de quatro quilowatts (KW). Os estudos vão apontar se essa alternativa tem viabilidade econômica e ambiental.
O custo de geração de energia a partir da irradiação solar ainda supera valores de outras tecnologias consolidadas, como térmicas, hidrelétricas e também eólicas. Do lado ambiental, a dúvida é que impacto essas placas sobre flutuadores nos lagos terão sobre a fauna, em oxigenação e na temperatura da água, por exemplo.
A partir da próxima semana, o mesmo piloto será implantado na hidrelétrica de Sobradinho (BA), para se comparar o desempenho dos equipamentos em dois ecossistemas. A experiência prevê a instalação de um conjunto de placas para geração de cinco Megawatts (MW), a ser instalado no período de um ano em Balbina, e cinco MW em Sobradinho (BA).
Segundo o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, mesmo que as respostas sobre os impactos ambientais e os custos ainda não estejam equacionadas, a instalação de geração de energia solar em reservatórios de hidrelétricas conta com uma vantagem de saída, que é a infraestrutura de transmissão:
- É uma infraestrutura pronta e ociosa. Temos uma subestação e uma linha de transmissão subutilizadas - disse Braga, referindo-se à geração de Balbina hoje estar em cerca de um quinto de sua capacidade, por conta do nível baixo do reservatório.

R$ 110 MILHÕES EM INVESTIMENTOS
O estudo é coordenado pela Sunlution e pela WEG, ambas empresas brasileiras. As pesquisas sobre impacto ambiental serão feitas pelas universidades do Amazonas (UFAM) e de Pernambuco (UFPE). Os investimentos de mais de R$ 110 milhões e eventuais patentes obtidas pelos estudos pertencerão à Chesf e à Eletronorte, que são subsidiárias da Eletrobras.
- Na nossa conta, se usarmos 1% do reservatório, poderemos gerar com energia solar quase dez vezes a capacidade hidrelétrica de Balbina - disse José da Costa Carvalho, presidente da Eletrobras. (Danilo Fariello, que viajou a convite do Ministério de Minas e Energia).

O Globo, 05/03/2016, Economia, p. 28

http://oglobo.globo.com/economia/projeto-de-energia-solar-em-lagos-de-h…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.