VOLTAR

Herbário MAC realiza estudo em Unidades de Conservação de Alagoas

Agência Alagoas - http://agenciaalagoas.al.gov.br/
Autor: Elayne Pontual
23 de Jun de 2015

Projeto está em fase de conclusão e resultará em livro sobre a flora do Morro Craunã

A equipe do Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente (IMA) esteve, no último final de semana, na área do Refúgio da Vida Silvestre (RVS) dos Morros do Craunã e do Padre, inserido no município de Água Branca e importante referência de preservação de remanescentes florestais do bioma caatinga. A visita faz parte do cronograma de coletas para a elaboração da lista das espécies da flora alagoana nas Unidades de Conservação do Estado.

Segundo a curadora do Herbário, Rosângela Lemos, há um projeto maior em desenvolvimento, sobre a flora vascular de Alagoas. "Estamos focados na florística das Unidades de Conservação do Estado. Concomitantemente, estão sendo elaboradas monografias sobre as famílias botânicas, que resultará em um livro sobre o RVS dos Morros do Craunã e do Padre", destacou.

De acordo com Rosângela, no livro, serão apresentadas as características das espécies acompanhadas de fotos e comentários específicos.

O consultor do herbário na área de botânica, Maurício Carnaúba, afirmou que as coletas sistemáticas começaram há um ano e meio e que a lista está em fase de conclusão.

"Estamos observando as lacunas de coleta, grupos, famílias ou espécies que podem ocorrer na área e que ainda não tenham sido coletadas. Esta busca é para que tenhamos uma lista bem representativa ao final do projeto", explicou.

No final de semana, a equipe coletou amostras férteis de diversas plantas de ambientes aquáticos, uma vez que, no período de chuvas, os rios da caatinga ficam cheios.

"Encontramos espécies de famílias aquáticas, como Alismataceae e Pontederiaceae. Pretendemos realizar outra expedição no início de julho, visando coletar muitas espécies herbáceas que possuem um ciclo de vida intimamente relacionado ao período chuvoso", explicou Maurício.

A primeira fase da pesquisa será publicada na revista técnico-científica organizada pelo IMA e, mais a frente, quando o projeto estiver concluído, será lançado o livro sobre a flora do refúgio dos Morros do Craunã e do Padre.

Pesquisas

De acordo com o geógrafo e consultor ambiental da Diretoria de Unidade de Conservação (Diruc), Alex Nazário, quanto mais informações sobre as Unidades de Conservação, mais detalhado será o direcionamento de ações voltadas para a proteção desses locais específicos.

"O IMA incentiva não só as pesquisas do Herbário, que entendemos como um importantíssimo start, mas há também uma necessidade de acompanhar e dar diretrizes às pesquisas realizadas pela universidade dentro do Refúgio da Vida Silvestre", observou.

Segundo Alex Nazário, é importante que o IMA tenha acesso aos resultados das diversas pesquisas realizadas nas Unidades de Conservação, porque, com os estudos, o órgão terá subsídio para aplicar e replicar ações de proteção.

"Quando foi realizado o decreto de criação do Craunã, em 2012, a base de informações que a gente tinha era de 2010, 2011, que foram os estudos iniciais para sua criação e que dão um quadro geral da unidade. Então, quanto mais pudermos incentivar esses estudos específicos da flora, da fauna ou dos aspectos socioeconômicos, melhor para elaboramos atividades de preservação", avaliou.

http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticias/2015-1/6/herbario-mac-realiza-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.