VOLTAR

Gregori condena ONGs que orientam indígenas

Gazeta do Povo (Curitiba - PR)
17 de Abr de 2000

O novo ministro da Justiça, José Gregori, criticou as ONGs afirmando ser "melhor conversar com índio do que com branco amigo de índio". Entre outros pontos, os líderes indígenas querem o apoio do governo para a aprovação do Estatuto das Sociedades Indígenas e, com o apoio de ONGs, planejam uma agenda alternativa de protestos para a data das comemorações oficiais dos 500 anos do país.
Em trinta anos, a população indígena do Brasil cresceu em média 250%. De acordo com estatísticas da Funai, a taxa de natalidade chega a ser 10% acima da média nacional. Além dessa informação, a questão das demarcações de TIs é ressaltada como fonte de diversos tipos de conflitos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.