VOLTAR

Governo realiza Encontro de Mulheres Lideranças Indígenas

Agência de Notícias do Acre - http://www.agencia.ac.gov.br
Autor: Francinara Gomes
22 de Ago de 2013

O acesso às políticas da assistência social, com a garantia e o fortalecimento de direitos, é um dos grandes desafios da gestão do governador Tião Viana. Com o objetivo de apresentar a Política Nacional de Assistência Social às lideranças indígenas, dando ênfase aos programas de transferência de renda e aos principais serviços do Sistema Único da Assistência Social (Suas), o governo do Estado realiza o 1o Encontro de Mulheres Lideranças Indígenas.

O evento será executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), no período de 26 a 29 de agosto, em Mâncio Lima, na Arena Poyanawa.

O encontro proporcionará o intercâmbio de experiências no atendimento ao público indígena, tendo em vista a participação dos representantes municipais da região, fomentando o trabalho em rede.

Andréia Guedes assistente social da Seds, comenta sobre as oficinas que estão sendo realizadas no interior. "Essa é uma ação inovadora na área social do Estado. Estamos intensificando as discussões junto à rede socioassistencial e às lideranças indígenas. Além disso, o encontro permitirá uma avaliação da forma como as políticas estão chegando até os povos indígenas, bem com os impactos causados."

Assim, está em curso uma longa agenda de articulação e construção de protocolos de atendimento junto aos municípios de Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. Os profissionais envolvidos nesse processo fazem parte das equipes dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), gestores municipais do Programa Bolsa Família, Peti e Projovem.

O antropólogo Marcelo Jardim, assessor de indigenismo da Seds, comenta sobre a importância do trabalho em rede. "Um referencial dessa ação são os parceiros. Além do governo do Estado e da Funai, temos instituições nos sete municípios mencionados, que há dois meses estão envolvidas na mobilização para a realização desse evento."

Curso: 1o Encontro de Mulheres Lideranças Indígenas

Data: 26 a 29 de agosto de 2013

Horário: 8 horas

Local: Mâncio Lima/Arena Poyanawa

Realização: Governo do Estado do Acre e Funai

http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/governo/26093-governo-r…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.