VOLTAR

Governo quer expandir capacitação da brigada indígena a outras etnias de MT

Diário de Cuiabá - http://www.diariodecuiaba.com.br/
02 de Jun de 2009

Para transmitir os conhecimentos da corporação de prevenção e combate à incêndio florestais aos indígenas, os bombeiros militares são capacitados para treinar os índios a serem agentes multiplicadores das técnicas, explicou o coronel Arilton Azevedo, comandante geral do Corpo de Bombeiros em Mato Grosso.

Em 2008, passaram pela capacitação para formar a brigada indígena de combate a incêndios florestais cerca de 50 índios das etnias Kaiapó, Kaiaby, Juruna, Tapaiúna, Trumai e Panará. Mato Grosso conta com 42 etnias, que, ao longo de dois anos, deverão ser capacitadas no projeto de prevenção e combate a incêndios em reservas indígenas. "Pretendemos estender o projeto progressivamente para todas as etnias do Brasil, fazendo do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso um centro de treinamento e capacitação", enfatizou o comandante geral do Corpo de Bombeiros.

Para realizar a capacitação nas aldeias, o Corpo de Bombeiros conta com apoio dos equipamentos e materiais de prevenção e combate à incêndio doados pela Casa Civil às etnias.

O projeto de prevenção e combate a incêndios em reservas indígenas de Mato Grosso é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério do Meio Ambiente e Superintendência de Assuntos Indígenas da Casa Civil.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.