VOLTAR

Governo perde e STF mantém PF fora de reserva

FSP, Brasil, p. A11
11 de Abr de 2008

Governo perde e STF mantém PF fora de reserva

Da sucursal de Brasília
Da agência Folha

Os ministros do STF negaram, em decisão unânime, recurso da União que pedia a continuidade da operação para retirar não-índios da terra indígena Raposa/Serra do Sol.
Mesmo com a derrota, o advogado-geral da União, José Antonio Toffoli, disse que o julgamento foi "importante" para "deixar claro" que a Força Nacional de Segurança e a PF podem continuar mobilizadas na área até que o mérito das ações sobre a ocupação da terra seja julgado.
Na sessão, o relator do caso, Carlos Ayres Britto, manteve sua decisão da quarta-feira, quando suspendeu a operação da PF.
Ontem, documento divulgado pelo Conselho Indígena de Roraima insinua que os índios favoráveis à expulsão dos arrozeiros podem agir para retirá-los da área. "Já esperamos demais. Tivemos calma, mas agora basta", diz o texto.

FSP, 11/04/2008, Brasil, p. A11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.