VOLTAR

Governo pede apoio ao MEC para construção de escolas indígenas em Roraima

G1 https://g1.globo.com/
18 de Mai de 2019

A secretária de Educação e Desporto de Roraima, Leila Perussolo, protocolou um documento no Ministério de Educação (MEC), pedindo apoio para a construção e manutenção da escolas indígenas do estado, por meio de uma carta que foi entregue ao ministro Abraham Wintraub, na sexta-feira (17).

O documento, intitulado "Carta do Norte", foi elaborado em abril deste ano na reunião dos secretários de Educação da Região Norte, realizado em Belém, e apresentado ao ministro durante reunião em São Paulo.

"Nossa intenção é mobilizar tanto recursos técnicos quanto financeiros para dotar as escolas de condições de funcionamento adequado, para promover a garantia da aprendizagem dos estudantes e bem como as práticas pedagógicas dos docentes e demais profissionais que atuam nestas unidades de ensino", disse Perussolo.

Um dos problemas fica no município de Amajari, onde o Ministério Público Federal recomendou ao governo de Roraima a reforma imediata na Escola Estadual Indígena Santa Luzia, considerado o maior colégio indígena do município.

Entre as precárias condições da unidade estão o risco de desabamento, fiação elétrica exposta, janelas quebradas e falta de cadeiras. Na ocasião, a Seed informou que tomou conhecimento da recomendação na segunda-feira (13) e que se manifestará no prazo determinado de dez dias.

No início da semana o governo anunciou as novas datas para o início do ano letivo no interior e nas comunidades indígenas. Enquanto as aulas do interior do estado já começaram, nas áreas indígenas elas devem ser iniciadas na segunda-feira (20).

De acordo com o último levantamento do Censo Escolar da Educação Básica, Roraima possui 260 escolas indígenas. Deste total, apenas 35%, o que corresponde a 92 escolas, possuem prédio escolar próprio. Outras 168 escolas funcionam em espaços de aprendizagem improvisados.

Durante a 3ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a secretária também apresentou ao MEC demandas relacionadas ao tema como as dificuldades de acesso a áreas remotas, como é caso de comunidades ribeirinhas e povos da floresta.

https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2019/05/18/governo-pede-apoio-a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.