VOLTAR

Governo não dialoga

O Globo, Negócios & cia, p. 23
Autor: MELLO, Antonia; OLIVEIRA, Flávia
27 de Mar de 2012

"Governo não dialoga"

Antonia Mello é líder do Movimento Xingu Vivo Sempre, que reúne sociedade civil e ambientalistas contrários à construção de hidrelétricas na Amazônia. Ela está no Rio para um seminário na UFRRJ , hoje. O grupo ainda quer suspender as obras da usina de Belo Monte e pretende usar a Rio+20 para protestar contra o governo.

Qual o objetivo do movimento Xingu Vivo?

AM: É trazer para o resto do país a visão de quem mora na Amazônia. O governo quer construir dezenas de usinas na região. Só que Jirau e Santo Antônio são maus exemplos de descumprimento das leis. Belo Monte é alvo de 12 ações do Ministério Público.

Ainda acha possível interromper a construção da usina de Belo Monte?

AM: Sim. Nossa expectativa é parar a obra. Altamira está um caos. Nem as condições impostas na licença ambiental dada à revelia das leis são cumpridas. Há denúncias de abuso e exploração de sexual de menores e mulheres, a violência aumentou, ribeirinhos e agricultores foram expulsos. Sem contar os danos ao rio.

O que diz o governo?

AM: O governo não dialoga com a população. Tudo nos é imposto. Vamos nos mobilizar para denunciar na Rio+20 a violação aos direitos humanos dos índios e dos ribeirinhos. A situação está muito ruim.

O Globo, 27/03/2012, Negócios & cia, p. 23

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.