VOLTAR

Governo do Amazonas realiza ação de prevenção às queimadas e incêndios florestais

SDS/AM - www.sds.am.gov.br
Autor: Nívia Rodrigues
13 de Abr de 2010

O Governo do Amazonas inicia uma ação inédita no Estado na área ambiental. No âmbito da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), deu início às ações do Plano Estadual de Prevenção e Controle às Queimadas e Incêndios Florestais no Amazonas (PECPQ-AM). Desde a semana passada, os municípios que registraram maior índice de calor no ano de 2009, recebem os profissionais do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima), da SDS, que trabalham na mobilização dos comunitários. Nesta primeira etapa, já houve mobilização em Caapiranga, Manacapuru, Iranduba, Novo Airão, Itapiranga, Silves, Itacoatiara, Careiro da Várzea e Presidente Figueiredo.

A partir desta terça-feira, dia 13, começam as oficinas de formação e sensibilização. O primeiro município a receber a atividade é Iranduba, nos dias 13,14 e 15, com o público estimado em 35 pessoas. No total, cerca de 1430 pessoas participarão das oficinas e dos treinamentos durante o período de execução das ações em 22 municípios do Estado. A ação visa ainda reduzir em 20 por cento os focos de calor.

As atividades estão sendo coordenadas pelo Ceclima, órgão vinculado à SDS, e conta com o apoio do Governo Federal, Estadual, Municipal, sociedade civil e parceiros como o Corpo de Bombeiros, SEDUC, IBAMA, IDAM, UEA, SIPAM, GTA, CNS, FETAGRI e FAEA. O objetivo desta ação é reduzir os grandes focos de calor no Amazonas.

Ação de prevenção

No ano de 2009, o Estado do Amazonas enfrentou sérios problemas com as queimadas e incêndios florestais. Entre os meses de setembro e novembro, em algumas ocasiões, a cidade de Manaus amanheceu encoberta de fumaça, gerando suspensão nas atividades do Aeroporto Eduardo Gomes por causa da visibilidade insuficiente para pousos e decolagens; as fumaças causaram também a diminuição da visibilidade no trânsito; e na área da saúde, 70 por cento das crianças atendidas tinham infecções respiratórias.

Por conta desses fatores, o Governo do Amazonas consolidará esforços para executar as ações nos 22 municípios em que ocorreram os maiores focos de calor no ano de 2009: Autazes, Rio Preto da Eva, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Manaus, Silves, Itapiranga, Caapiranga, Maués, Parintins, Apuí, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Boca do Acre, Canutama e Lábrea.

O Plano Estadual de Prevenção e Controle às Queimadas e Incêndios Florestais no Amazonas (PCQ-AM), tem como objetivo a execução de ações estruturantes de prevenção, controle, monitoramento às queimadas e incêndios florestais através da parceria com o governo federal, estadual, municipal e sociedade civil.

Cronograma

De abril a maio deste ano será realizada a primeira etapa do Plano, que envolve ações de formação, sensibilização e campanhas de prevenção, direcionadas às escolas da rede pública e municipal.
No segundo momento, serão intensificadas as ações de fiscalização e monitoramento, a serem realizadas nos meses de junho a dezembro de 2010.

http://www.sds.am.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.