VOLTAR

Governador anuncia construção de Universidade Indígena em Mato Grosso

Cenário MT - http://cenariomt.com.br/
09 de Ago de 2013

Na data em que se comemora o dia internacional dos Povos Indígenas, o governador Silval Barbosa (PMDB) garantiu aos chefes de tribos e membros da comissão de defesa do índio a construção de uma universidade estadual direcionada ao índio. "Esse trabalho será para a história. Mato Grosso será o primeiro estado do Brasil a ter uma Universidade Indígena", disse Silval.

A confirmação do peemedebista foi aplaudida pelos líderes de cada etnia que estava presente na solenidade de lançamento da 12ª edição dos Jogos Indígenas e 1o que terá a presença de representantes de outros continentes.

"Já enviei o orçamento ao BNDES e em breve teremos a resposta sobre o quanto teremos de apoio do governo federal para que possamos começar o projeto voltado aos nossos irmãos indígenas", garantiu Barbosa.

O local da nova universidade não foi divulgado, mas deve ficar concentrado em áreas que possuem o maior número de etnias juntas. Dentro do complexo estudantil terá alojamento para acomodar outros povos que não residem nas proximidades e restaurante, onde os alunos terão os mesmo direitos que os estudantes da UFMT.

O líder indígena Marco Terena, pertencente a etnia Xané, já havia cobrado do governador em seu discurso de abertura, e no final da solenidade disse que pretende acompanhar de perto os projetos e que de maneira rápida as obras saem do papel. "Fiquei muito grato com a fala do governador e agora estou junto na empreitada. Eu sou apenas um representante, Silval é o governador, ele iniciou agora vamos caminhar de perto para que isso seja resolvido de maneira rápida. Queremos índios diplomados, com certeza", comentou Terena.

http://cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=306511&codDep=3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.