VOLTAR

Furnas cria modelo reduzido de usina hidrelétrica em construção no Madeira

FSP, Mercado, p. B6
16 de Jul de 2011

Furnas cria modelo reduzido de usina hidrelétrica em construção no Madeira

PEDRO SOARES
DO RIO

Líder do consórcio da hidrelétrica de Santo Antonio, no rio Madeira, e responsável pelo projeto de engenharia do empreendimento, Furnas reproduziu um modelo reduzido (1/80 do tamanho) da usina no terreno de subestação da empresa em Belford Roxo, Baixada Fluminense.
O objetivo é estudar o melhor aproveitamento da água e encontrar as melhores soluções durante a construção. Já usado em outras usinas da estatal, o modelo, que custou R$ 10 milhões, reproduz a unidade em funcionamento e permite, por exemplo, medir a velocidade em que a água corre e sua vazão -informações úteis ao projeto.
Na réplica, foi simulado ainda o desvio que está sendo realizado no curso do rio Madeira -indispensável durante a obra para permitir a construção da barragem e de outras instalações que vão ficar no leito original do rio.
"O desvio do rio Madeira é um dos maiores já realizados no mundo por conta da largura e da grande vazão do rio", diz Marcos Botelho, engenheiro de Furnas.
Segundo o técnico, o modelo já permitiu uma economia na obra, com a necessidade de menos escavações e da construção de uma quantidade menor de muros e diques de contenção.
Não soube precisar, porém, o tamanho da economia. "Isso só poderá ser calculado no final da obra", diz. O investimento previsto para a usina é de R$ 14 bilhões.
Para os testes, foi criado um sistema de abastecimento de água para simular a cheia do rio, com capacidade de bombeamento de 2.100 litros por segundo -suficiente para abastecer uma cidade de 400 mil habitantes.
Furnas lidera o consórcio que constrói a usina, com 39% de participação. Santo Antonio será a terceira maior hidrelétrica do país, com a entrega de, pelo menos, 2.218 MW de energia -volume suficiente para atender a 40 milhões de pessoas. O início da operação está previsto para o final deste ano.

FSP, 16/07/2011, Mercado, p. B6

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me1607201118.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.