VOLTAR

Fundos ambientais do Pará e Mato Grosso possuem problemas de gestão

Amazônia - http://www.amazonia.org.br
05 de Ago de 2011

Estudo divulgado pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e Instituto Centro e Vida (ICV) apontou deficiências na gestão de fundos ambientais e florestais no Pará e no Mato Grosso. Os problemas encontrados referem-se principalmente à falta de transparência e monitoramento dos fundos.

A pesquisa levantou indicadores para avaliar a gestão de quatro fundos nos dois Estados com maiores taxas de desmatamento na Amazônia. Os resultados apontam falta de transparência de regras e de prestação de contas, insuficiência no monitoramento de impactos dos fundos, além da ausência de apoio técnico para grupos com dificuldades de elaborar propostas (por exemplo, populações que dependem da floresta, mas que possuem baixo nível de escolaridade).

Para reverter esse quadro, o estudo propõe medidas de ajustes para esses fundos e orientações para a criação e funcionamento de novos fundos que estão sendo planejados em vários estados da Amazônia.

Veja a íntegra do estudo em anexo.

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=391154

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.