VOLTAR

Funasa constrói cabana cultural para índios da etnia Maxakali

Funasa - www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=37
13 de Jan de 2010

A Coordenação Regional da Funasa em Minas Gerais (Core/MG), por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei-MG/ES), em parceria com Prefeitura Municipal de Bertópolis/MG, está construindo nesta semana cabana (palhoça) para os índios Maxakalis da aldeia Vila Nova, no leste do Estado. Esse espaço tem como objetivo proporcionar maior interação entre os índios da aldeia em suas atividades, já que faz parte da cultura indígena esses encontros cotidianos

O técnico do Dsei, Márcio Rodrigues, acrescentou que, o local servirá também, para reuniões e capacitações dentro da realidade da aldeia, aproximando as equipes multidisciplinares ao modo de vida dos indígenas.

"Poder contribuir para iniciativas como esta, faz com que estejamos promovendo a saúde e, desta forma, trabalhar para melhorar ainda mais os indicadores nas aldeias", revelou o chefe do Dsei, Altino Barbosa Neto, completando que o Dsei será parceiro dos índios Maxakalis, no que diz respeito as suas tradições. Assim serão também construídas cabanas nas aldeias de Ladainha e Topázio. "Era um sonho termos uma oca para nossas práticas religiosas e culturais, agora acompanhando a construção, causa em todos uma grande alegria", relatou o cacique Guigui Maxakali.

A cobertura será em sapé que foi doado pelos índios, Pataxó de Carmésia/MG. "Temos o maior prazer em colaborar com nossos parentes em realizar este sonho", disse o cacique Romildo Pataxó, da aldeia Imbiruçú.

Segundo coordenador Regional, Ronaldo Cerqueira Lima, a construção dessas ocas traduz o respeito que a instituição possui com a cultura e o desenvolvimento físico e mental dos povos indígenas. "São ações como essas que trazem benefícios para a saúde e bem estar do índio como um todo", finalizou o coordenador.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.