VOLTAR

Funai troca de presidente em meio a crise

O Globo, País, p. 12
11 de Out de 2014

Funai troca de presidente em meio a crise

Danilo Fariello

BRASÍLIA - A presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Augusta Assirati, deixou o cargo nesta sexta-feira, segundo despacho publicado no Diário Oficial da União. Em período de eleições e em meio a conflitos entre o órgão e o Ministério da Justiça, ao qual é vinculado, e demais áreas do Executivo, o governo optou por uma solução interna e promoveu para presidente Flavio Chiarelli Vicente Azevedo, atual procurador-chefe nacional da própria Funai.
A saída iminente de Maria Augusta foi revelada pelo GLOBO no dia 25 de setembro. Ela mudou-se na semana passada para Portugal, onde fará um curso de doutorado. Ela ocupava interinamente a presidência da Funai desde junho de 2013 e, nesta sexta, foi exonerada também do cargo de diretora de promoção ao desenvolvimento sustentável. Chiarelli também assume o cargo de maneira interina.
A mudança ocorre em um momento de enfraquecimento da Funai no governo. O governo reteve, nos últimos dias, por exemplo, o envio ao Ibama de um parecer técnico já elaborado por técnicos da fundação contrários à viabilidade da construção da usina hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, no Pará. Um primeiro estudo do componente indígena da obra já havia sido criticado e devolvido pela Funai ao Ibama em agosto.
Em setembro, depois de Maria Augusta ter sido escalada para embarcar na comitiva da presidente Dilma Rousseff em direção a Nova York, onde representaria o governo na Conferência Mundial sobre os Povos Indígenas no âmbito das Nações Unidas (ONU), um dos eventos paralelos à Assembleia-Geral da ONU, a ex-presidente da Funai ficou no Brasil.
Nos últimos meses, outros embates entre a Funai e demais áreas do governo foram frequentes, como a discussão sobre o atraso na homologação de terras indígenas e identificação de áreas. Um relatório divulgado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) neste ano, com dados até 2013, afirma que o governo Dilma foi o que menos homologou terras indígenas.

O Globo, 11/10/2014, País, p. 12

http://oglobo.globo.com/brasil/governo-troca-presidencia-da-funai-em-me…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.