VOLTAR

Funai quer suspensão de prospecção de óleo no AMama

Valor Econômico, Brasil, p. A4
11 de Jan de 2013

Funai quer suspensão de prospecção de óleo no AM

André Borges
De Brasília

A Fundação Nacional do Índio (Funai) enviou pedido ao Ibama para que o órgão suspenda a licença de operação que permitiu a prospecção de petróleo e gás em Atalaia do Norte, no Estado do Amazonas. A região fica próxima à terra indígena Vale do Javari.
Procurada pelo Valor, a Funai informou que a empresa Georadar Levantamentos Geofísicos "iniciou as atividades sem prévio comunicado e sem articulação junto à Funai e às comunidades indígenas, o que provocou preocupação a respeito da exploração petrolífera e possível contaminação em áreas onde existem varadouros (caminhos) utilizados por indígenas Marubo e isolados".
A Funai afirma que não foi consultada pelo Ibama, órgão responsável pelo licenciamento, a respeito das pesquisas feitas na região. Segundo a fundação, " novos encaminhamentos relacionados à região estarão condicionados à implementação do programa de comunicação junto ao povo Marubo e à realização de uma vistoria da Funai, referente aos impactos ambientais resultantes das atividades realizadas na região, como abertura de picadas e clareiras."

Valor Econômico, 11-13/01/2013, Brasil, p. A4

http://www.valor.com.br/imprimir/noticia_impresso/2966110

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.