VOLTAR

Funai proíbe contato com índios isolados para evitar propagação de coronavírus

Valor Econômico - https://valor.globo.com
Autor: Isadora Peron
18 de Mar de 2020

Portaria assinada na noite de terça-feira vale por 30 dias

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, editou uma portaria para tentar evitar a propagação do coronavírus entre a população indígena. O texto foi assinado na noite de terça-feira e vale por 30 dias. Entre as medidas estão a restrição de acesso de civis a terras indígenas e a suspensão de "todas as atividades que impliquem o contato com comunidades indígenas isoladas".

Em fevereiro, o Ministério Público Federal (MPF) chegou a pedir a suspensão da nomeação do antropólogo e missionário Ricardo Lopes Dias para a Coordenação-Geral de Índios Isolados e Recém Contatados do órgão. As críticas aconteceram por ele fazer parte de uma entidade conhecida pelo trabalho de evangelização de indígenas, prática condenada por antropólogos e indigenistas.

Além de proteger os povos isolados, a portaria prevê que "o contato entre agentes da Funai, bem com a entrada de civis em terras indígenas devem ser restritas ao essencial de modo a prevenir a expansão da epidemia".

O texto diz ainda que as a coordenações regionais dos órgãos deverão analisar cada situação e poderão conceder autorizações para o ingresso nas comunidades, "em caráter excepcional", para a realização de atividades essenciais, como atendimento à saúde, a segurança, a entrega alimentos, de remédios e combustível.

Na semana passada, um episódio chamou atenção na sede da Funai, em Brasília: a direção do órgão chamou a Força Nacional de Segurança para conter um protesto. Segundo o órgão, o objetivo foi "evitar aglomerações como medida preventiva à propagação do novo coronavírus".

Pelas redes sociais, lideranças indígenas começaram a expressar preocupação sobre o assunto. Na noite de terça-feira, Sonia Guajarara, que foi candidata a vice-presidente na chapa do PSOL, afirmou que os indígenas estão entre os "grupos mais vulneráveis". Na publicação, ela orienta que os chefes de cada aldeia restrinjam o acesso aos territórios. "Nós, que já enfrentamos um vírus sistemático com o genocídio institucionalizado e um etnocídio autorizado com a negação dos nossos territórios, vamos resistir a essa pandemia com o cuidado coletivo de nossas comunidades / aldeias / tekohá", disse.

https://valor.globo.com/politica/noticia/2020/03/18/funai-proibe-contat…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.