VOLTAR

Funai participou de assembleia geral da Arpinsudeste que definiu representantes para o CNPI

Funai - https://www.gov.br
20 de Dez de 2023

Publicado em 20/12/2023 11h00

Encerrou-se nesta terça-feira (19) a Assembleia Geral da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste (Arpinsudeste), na terra indígena Tekoha Jevy (Rio Pequeno), Paraty (RJ). O encontro resultou na tomada de importantes decisões para o movimento indígena. A primeira delas refere-se à aprovação do estatuto da organização. Outra importante decisão foi a eleição de seis coordenadores regionais e um coordenador geral, que passarão a conduzir a Arpinsudeste.

No contexto da Caravana "Participa, Parente!", a Arpinsudeste também elegeu dois conselheiros titulares e quatro suplentes para integrarem o Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), um espaço relevante para elaboração, discussão e acompanhamento das políticas públicas voltadas para os povos indígenas. Os titulares escolhidos foram Edenilson Sebastião, representando o estado de São Paulo; e Márcia Mendonça, representando o Rio de Janeiro.

No encerramento da Assembleia, também estiveram presentes a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana; o secretário de Saúde Indígena (Sesai), Weibe Tapeba; a secretária de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Joziléia Kaingang; entre outros agentes públicos e lideranças indígenas.

A vice-cacique Neuza, do Tekoha Jevy, avaliou o atual momento político favorável para os povos originários, resultado da resistência e atuação do movimento indígena: "Hoje, nós temos indígenas nos representando no governo. Nossos antepassados lutaram por isso", destacou. Ela também ressaltou o papel que os indígenas desempenham na preservação do meio ambiente, especialmente da Mata Atlântica, bioma onde se inserem a maioria das terras indígenas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Joenia Wapichana ressaltou a importância da assembleia não apenas para a organização, mas também para o protagonismo do movimento indígena: "Esse é um lugar não só de reivindicar, mas também de propor. Queremos que vocês atuem como verdadeiros conselheiros e apontem nossos erros para que possamos corrigi-los". Nesse sentido, ela também incentivou a participação dos indígenas na política partidária, principalmente na disputa por cargos no Legislativo, a fim de que os indígenas sejam protagonistas também na definição de leis que garantam seus direitos.

O secretário Weibe pontuou que o CNPI é o "principal local de diálogo dos povos indígenas com o Governo Federal", também incentivando a participação e o protagonismo indígena. Ele lembrou que a grande maioria dos conselhos sociais foram extintos com uma "canetada" no governo anterior, os quais, assim como o CNPI, foram recompostos no atual governo do presidente Lula.

Por sua vez, a secretária Joziléia Kaingang destacou a movimentação no MPI para a recomposição e fortalecimento da estrutura organizacional e da força de trabalho a fim de garantir a efetivação da política indigenista do Estado brasileiro.

Assessoria de Comunicação/Funai

Categoria
Assistência Social

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/funai-participou-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.