Funai participa da IV Assembleia Geral da Apoianp, no Amapá

Funai - https://www.gov.br
24 de Out de 2023

Publicado em 24/10/2023 15h05

través da Coordenação Regional Amapá e Norte do Pará (CR-ANP), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participou da IV Assembleia Geral da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Amapá e Norte do Pará (Apoianp). O encontrou ocorreu em Macapá (AP) de 17 a 20 de outubro, e contou com o apoio logístico da CR-ANP e da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

Delegados das quatro regiões da base de articulação da Apoianp marcaram presença na IV Assembleia Geral: Oiapoque, Rio Paru d'Este, Parque do Tumucumaque e Wajãpi. Segundo o vice-coordenador secretário da Coiab, Sérgio Marworno, a assembleia foi um momento importante para recomposição da diretoria da Apoianp, cujos mandatos estavam vencidos em razão das dificuldades decorrentes da pandemia de Covid-19.

Além disso, debateram-se diversos temas, como direitos indígenas, mobilização nacional indígena, educação escolar indígena diferenciada, formação de professores, integração do subsistema de saúde indígena às redes municipal, estadual e federal, proteção territorial e ambiental, mudanças e justiça climáticas, segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade, economia da sociobiodiversidade, direito à consulta, e políticas públicas.

No último dia do evento, houve ainda a aprovação do novo Regimento Interno da Apoianp, bem como a eleição e posse dos novos membros da diretoria da organização.

A Apoianp congrega 13 povos e 15 organizações indígenas do Amapá e do norte do Pará, sendo a instância máxima de articulação e coordenação do movimento indígena na região. A entidade representa os povos Akuriyó, Apalaí, Galibi Kalinã, Galibi Marworno, Karipuna, Kaxuyana, Palikur, Sakëiyana, Sikiyana, Tiriyó, Txikiyana, Wayana e Wajãpi.

Assessoria de Comunicação/Funai com informações da CR-ANP