VOLTAR

Funai integra as discussões da VIII Assembleia Estadual da Juventude Indígena de Roraima

Funai - https://www.gov.br
16 de Out de 2023

Publicado em 16/10/2023 14h06 Atualizado em 16/10/2023 14h07

presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, participou na sexta-feira (13) do último dia da VIII Assembleia Estadual da Juventude Indígena de Roraima. Com o tema "Os desafios de lideranças jovens - vida escuras podem ganhar brilho", o encontro discutiu o histórico, fortalecimento, desafios e planejamento da juventude indígena do estado. Na ocasião, a presidenta da Funai reforçou a importância dos jovens no movimento indígena.

Convidada para a pauta "fortalecimento institucional para a juventude indígena", Joenia Wapichana compartilhou sua trajetória e pontuou os desafios na gestão da Funai. "É uma honra poder falar dessa trajetória. Dizer que é importante ouvir, pois aprendi ouvindo os mais velhos", contou, ao comentar que todo trabalho no movimento é importante.

A presidenta da Funai lembrou do período de formação e de quando começou a atuar no CIR, aos 22 anos. "A gente tem que saber agarrar as oportunidades. Tive escolhas, então escolhi me juntar à luta coletiva do movimento e defender nossos direitos", afirmou, sobre quando foi apresentada à organização. Joenia passou mais de 20 anos atuando no CIR em defesa das comunidades.

Ao longo dos últimos anos, Joenia Wapichana defendeu os direitos dos povos indígenas em diferentes segmentos. Foi a primeira advogada indígena do país, primeira indígena a fazer uma sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF) e a primeira indígena deputada federal,

Há nove meses na Funai, a presidenta destacou o trabalho de "arrumar a casa", após anos de desmonte da política indigenista. A autarquia recupera agora a sua principal missão, que é defender os direitos indígenas. Entre os avanços, está a realização de um concurso público com 502 vagas, sendo 30% destinadas aos indígenas. "Isso já é resultado da nova gestão. É necessário fortalecer a Funai. Se a gente fortalece a Funai, a gente fortalece os povos indígenas", reforçou.

Joenia Wapichana também incentivou os jovens a lutarem pelos direitos indígenas. "Se preparem, jovens. Hoje estou aqui, mas amanhã são vocês. Essa luta contínua é com vocês. A solução é o envolvimento e inclusão da juventude", concluiu. Ao final do evento, a presidenta recebeu homenagens da juventude com cantos e poesias.

Promovida pelo Núcleo da Juventude Indígena do Conselho Indígena de Roraima (CIR), a assembleia teve início na terça (10) e ocorreu na Terra Indígena Manoá-Pium, região Serra da Lua, município de Bonfim. Participaram aproximadamente 1 mil jovens de dez regiões: Amajari, Alto Cauamé, Baixo Cotingo, Tabaio, Serra da Lua, Serras, Surumu, Raposa, São Marcos e Wai-Wai.

Assessoria de Comunicação / Funai

Com informações do Conselho Indígena de Roraima (CIR)

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/funai-integra-as-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.