VOLTAR

Funai e TRE-ES promovem ações para fortalecer a cidadania nas aldeias

Funai - https://www.gov.br
16 de Nov de 2023

Publicado em 16/11/2023 15h51 Atualizado em 16/11/2023 15h53

Aunidade descentralizada da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) localizada em Aracruz (ES) prestou apoio a uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Espírito Santo que busca fortalecer a cidadania entre os povos indígenas. A ação integra o projeto "Cidadania e Participação Política em comunidades originárias".

No dia 10 de novembro, foram promovidas uma série de reuniões com caciques e lideranças das terra indígenas localizadas em Aracruz sobre a importância da participação indígena no processo eleitoral. A primeira foi realizada na aldeia Guarani Nova Esperança e contou com a participação dos caciques das aldeia Nova Esperança, Areal, Boa Esperança, Amarelos e Piraqueaçú. No mesmo dia, a comitiva seguiu para a Aldeia Tupinikim Pau Brasil, onde se reuniu com os caciques e lideranças das aldeias Caieiras Velha, Irajá, Aldeia Guarani de Três Palmeiras.

Nas duas oportunidades o presidente do TRE-ES, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, falou sobre o projeto "Cidadania e Participação Política em comunidades originárias" e explicou a importância de os povos indígenas exercerem a sua cidadania de forma plena. Também participaram dos encontros representantes do Ministério Público Eleitoral.

Assessoria de Comunicação / Funai

Com informações da Coordenação Regional Minas Gerais e Espírito Santo

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/funai-e-tre-es-pr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.