VOLTAR

Funai defende direitos autorais dos índios

Jornal de Minas (Belo Horizonte-MG)
13 de ago de 1981

A partir da constatação de que fotógrafos, cinegrafistas, técnicos de televisão, compositores e gravadoras de disco, além de outros agentes da indústria de comunicação, utilizavam as comunidades indígenas, seus trabalhos, sua arte e sua cultura para a difusão rentável, sem oferecer qualquer compensação às comunidades envolvidas, a Funai criou um grupo de trabalho com o objetivo de examinar casos ligados aos direitos autorais indígenas.
Nesse sentido, o grupo de trabalho decidiu que os filmes que rodarem em terras indígenas deverão pagar parte da renda às comunidades envolvidas. No caso do filme "Índia", que será filmado na Ilha do Bananal, a produtora do filme deverá pagar 0,5% da renda líquida do filme aos Javaé, habitantes tradicionais da Ilha do Bananal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.