Funai - https://www.gov.br
29 de Abr de 2024
Funai apoia Tribunal de Justiça de Goiás na promoção de mutirão com oferta de diversos serviços no Abril Indígena
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) prestou apoio técnico ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) na realização de um mutirão de serviços ofertados no município de Goiás, antiga capital goiana. Por meio da Coordenação Regional (CR) Araguaia Tocantins, a Funai atuou para viabilizar o acesso qualificado da população indígena aos serviços disponibilizados. Além disso, o órgão indigenista permaneceu disponível durante todo o evento para prestar apoio técnico e atuar na articulação interinstitucional e intersetorial. Foram atendidos indígenas dos povos Xavante, Karajá, Xerente, Tapuias e Atikum.
O chefe da Coordenação Técnica Local da Funai em Goiânia (CTL-GYN), Francisco Oliveira, ressaltou a atuação do órgão. "É necessário que a Funai ocupe novamente os espaços institucionais locais. É de extrema importância buscar a colaboração entre instituições em prol do bem-estar e da promoção e proteção dos direitos dos povos indígenas na região", pontuou.
No mutirão, realizado na semana dos Povos Indígenas, entre 16 e 18 de abril, o TJ-GO coordenou diversos órgãos para oferecer os serviços à comunidade local, incluindo os povos indígenas que residem na região. Entre eles estão a regularização de documentos; assistência jurídica; acesso a programas de assistência estudantil; e programas sociais voltados ao combate à insegurança alimentar, geração de emprego e renda, moradia e saúde.
Durante o mutirão, a Funai propôs a criação da Rede Intersetorial de Proteção Social para Povos Indígenas em Goiás. As autoridades firmaram um acordo prévio para prestar auxílio mútuo, cooperação interinstitucional e assistir com maior efetividade a população indígena.
Assessoria de Comunicação/Funai
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-apoia-tribu…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.