VOLTAR

Funai

Veja, Cartas, p.32
Autor: RESENDE, Paulo; VENTURELLI, Padre Angelo Jayme; BARBOSA, André Coelho
21 de Dez de 2005

Funai

Ficamos muito satisfeitos com a reportagem "Índios por imposição" (14 de dezembro). A situação na região é muito complicada, e somente com matérias íntegras, que relatam fielmente o que vem ocorrendo, como a que foi publicada por esse veículo, será possível esclarecer a população e também o poder público sobre o assunto.

Paulo Resende Diretor executivo da Associação dos Proprietários Rurais de Mato Grosso (APR-MT) Por e-mail  

VEJA relata com invejável visão o problema dos "chiquitanos brasileiros", que, como é do seu direito, não são índios nem querem sê-lo. Faz mais de cinqüenta anos que me dedico à defesa dos direitos indígenas, apoiando a Funai naquilo que é de sua alçada. Parece-me que o índio pode considerar-se como tal se vive em suas aldeias, isolado da civilização envolvente, necessitando de amplas áreas onde possa caçar, pescar e coletar, visando à sua sobrevivência. Os chiquitanos, moradores da área do Rio Guaporé, não têm aldeias e não praticam rituais nem cerimônias próprios de uma suposta ascendência indígena.

Padre Ângelo Jayme Venturelli Campo Grande, MS

Somente uma revista altamente comprometida com a verdade e a transparência dos fatos deslocaria um repórter por cerca de 200 quilômetros de estrada de chão, nos confins do oeste do Brasil, para fazer o que a Funai nunca fez: escutar a opinião de todas as pessoas que vivem e trabalham em harmonia numa região e a fazem prosperar. VEJA atende ao pedido de socorro de um povo que respeita os verdadeiros índios brasileiros mas não aceita a condição de indígenas que a Funai, por motivos obscuros, quer lhe impor na fronteira do Brasil com a Bolívia, por onde poderá ser escoada boa parte da produção agrícola do Centro-Oeste para os portos do Chile, encurtando o frete de nossos produtos destinados à Ásia, o maior mercado mundial, em quase 50%. De que lado está a Funai, do Brasil que quer se desenvolver ou dos países desenvolvidos?

André Coelho Barbosa Produtor rural da região de Campo Grande, MS

Veja, 21/12/2005, Cartas, p. 32

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.