VOLTAR

Frente Ambientalista discute propostas para preservar o Cerrado

Câmara dos Deputados -http://www2.camara.leg.br//
Autor: Da Redação - ND
09 de Set de 2020

A Frente Parlamentar Ambientalista discute hoje estratégias para a preservação do cerrado. Deputados, senadores e representantes de entidades, como o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), o WWF Brasil, a Rede Cerrado, discutirão alternativas para conectar modos de produção, economia sustentável e a conservação da savana brasileira.

A intenção do evento é identificar as sinergias com o setor produtivo e ampliar o diálogo no Legislativo para construir uma política de desenvolvimento sustentável para o Cerrado.

Propostas no Congresso
Há várias propostas em tramitação na Câmara dos Deputados sobre o bioma. Entre elas, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 504/10, que visa transformar o Cerrado e a Caatinga em patrimônios nacionais.

A chamada PEC do Cerrado e da Caatinga, já foi aprovada em 2010 no Senado e está pronta para ser incluída na pauta do Plenário da Câmara.

Além da PEC, também tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que trata do regime do uso do Cerrado, incluindo conservação, preservação, proteção, utilização e regeneração (PL 3117/19).

A frente, que tem 214 integrantes, é coordenada pelo deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP).

Convidados
O debate será realizado por meio de videoconferência a partir das 10 horas, e poderá ser acompanhado ao vido pelo canal da Frente Parlamentar Ambientalista no YouTube.

Foram convidados para debater o assunto:
- os professores da Universidade de Brasília (UnB) Mercedes Bustamante e Bráulio Dias;
- a coordenadora de Projetos da Iniciativa de Clima e Cadeias Agropecuárias do Imaflora: Valorização do capital natural no Cerrado, Isabel Garcia Drigo;
-  a ex-presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Suely Araújo; e
- o diretor de Conservação e Restauração do WWF-Brasil Edegar de Oliveira Rosa.

https://www.camara.leg.br/noticias/690763-frente-ambientalista-discute-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.