VOLTAR

Força Nacional auxilia ação da PF em reserva indígena de RR

FSP, Brasil, p. A8
05 de Abr de 2008

Força Nacional auxilia ação da PF em reserva indígena de RR

Colaboração para a agência Folha, em Boa Vista
Da agência Folha

Integrantes da Força Nacional de Segurança chegaram ontem a Roraima para dar apoio à Operação Upatakon 3, da Polícia Federal, que prevê a retirada dos habitantes não-índios do interior da terra indígena Raposa/Serra do Sol. Além deles, mais agentes federais desembarcaram em Boa Vista.
O governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), foi informado na noite de anteontem pelo Ministério da Justiça que cem homens da Força Nacional chegariam ao Estado. A reportagem viu ontem soldados do grupamento, fardados, em frente ao prédio da PF em Boa Vista. O Ministério da Justiça confirmou, via assessoria, o envio de integrantes da Força.
Anteontem, o governador e deputados estaduais assinaram uma carta pedindo ao presidente Lula a suspensão da ração até o STF decidir sobre a retirada dos arrozeiros.
O delegado da PF Fernando Romero disse que, por questões de segurança, não poderia informar o número de policiais que já chegaram ao Estado para a operação.
Os protestos no interior da terra indígena continuam. O município de Normandia (161 km de Boa Vista), que tem parte de seu território dentro da reserva, está isolado após manifestantes queimarem, na madrugada de ontem, uma ponte de acesso, a Conceição do Maú, ela é a principal entrada para Normandia. O protesto, sem autoria conhecida, deixou os cerca de 7.000 habitantes da cidade isolados.

FSP, 05/04/2008, Brasil, p. A8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.