VOLTAR

Fogo destrói 110 hectares de mata em Petrópolis

O Globo, Rio, p. 28
02 de Out de 2004

Fogo destrói 110 hectares de mata em Petrópolis
Reunião vai discutir prevenção e combate a incêndios na cidade

Em apenas dez dias, houve 150 focos de incêndio em Petrópolis, os maiores deles nos vales do Jacó e da Boa Esperança, onde o fogo destruiu 110 hectares de Mata Atlântica. Uma reunião na próxima quarta-feira discutirá formas de intensificar a fiscalização de queimadas e o combate a incêndios nas matas em Petrópolis, além de estabelecer estratégias de prevenção. Participarão representantes dos Ministérios Públicos federal e estadual, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria municipal de Meio Ambiente e da Área de Proteção Ambiental (APA) da cidade.
Frente fria ajuda a reduzir incêndios
A chefe da APA de Petrópolis, a bióloga Yara Valverde, está preocupada com os danos provocados pelo fogo nos últimos dias. Os incêndios só diminuíram anteontem graças à frente fria que reduziu a temperatura e provocou chuvas em parte do município. Foi mobilizado o Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA) do Corpo de Bombeiros, com sede em Magé. A Marinha forneceu dois helicópteros e a Petrobras cedeu um caminhão de combustível para as aeronaves. Segundo Yara Valverde, vários dos focos de incêndio atingiram áreas protetoras de mananciais, como na região do Caxambu, responsável por grande parte do abastecimento de água do município.
- Ocorrências como essa podem provocar sérios danos ao abastecimento de água de Petrópolis - alerta a bióloga.

O Globo, 02/10/2004, Rio, p. 28

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.