VOLTAR

Florianópolis terá unidade de conservação no Norte da Ilha

https://www.nsctotal.com.br/cbn
Autor: Por Juliana Gomes
04 de Mar de 2020

Serão 56 km² que devem compreender vários bairros das regiões Norte e da Lagoa.

Deve ser criada em Florianópolis a Unidade de Conservação do Refúgio da Vida Silvestre Municipal (Revis), no Norte da Ilha. Serão 56 km² em Áreas de Preservação Permanente (APP). O processo compreende uma série de consultas públicas e um estudo já em andamento, conforme o chefe do departamento de Unidades de Conservação Mauro Manoel da Costa.

- Os estudos técnicos estão bastante avançados, que é um requisito legal para apresentação de uma proposta de unidade de conservação. Estamos agora nessa rodada de consultas públicas, que além de requisito, a gente tem interesse em buscar sugestões e críticas das comunidades - afirmou.

Desde segunda (2) até a próxima terça-feira (10), ocorrem consultas públicas em vários bairros. Mauro Manoel da Costa, sem mencionar data, diz que a unidade deve entrar em operação o quanto antes.

- Ela é na região Centro-Norte, na região do Morro da Lagoa indo até a parte mais Norte da Ilha, abrangendo áreas de APP (área de preservação permanente), excluindo as ocupações que já temos nesses locais - explicou.

Bairros
No entorno da Unidade de Conservação estão os bairros Itacorubi, João Paulo, Saco Grande, Monte Verde, Ratones, Vargem Pequena, Vargem Grande, Vargem do Bom Jesus, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha de Pontas das Canas, Praia Brava, Ingleses, Rio Vermelho, Costa da Lagoa e Lagoa da Conceição.

- É uma área que abriga nascentes que formam bacias hídricas importantes como do Itacorubi, do Saco Grande, Ratones e a Lagoa da Conceição. Abrange também uma cobertura florestal bastante significativa do município, com uma grande biodiversidade - declarou.

Prevenção
Em Florianópolis, atualmente, a maioria das unidades de conservação está nas regiões Centro e Sul. Agora, a região que vai da Lagoa ao Norte também será contemplada. Além da preservação da área, um dos objetivos é impedir a ocupação desordenada.

- A intenção é beneficiar essas comunidades e acarreta em garantias para que a gente não tenha também desabamentos, como temos visto em outras capitais. A meta é concluir o quanto antes possível - disse.

Calendário de consultas públicas
4 de março, às 19h: EB Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses e Rio Vermelho)

5 de março, às 19h: Escola Desdobrada da Costa da Lagoa (Costa da Lagoa, Canto dos Araçás e Lagoa da Conceição)

9 de março, às 19h: EB Donícia Maria da Costa (Saco Grande, Monte Verde e Itacorubi)

10 de março, às 19h: EB Mâncio Costa (Ratones, Vargem Pequena e Santo Antônio de Lisboa)

Ouça a entrevista: https://soundcloud.com/cbndiario/juliana-gomes-unidade-de-conservacao-0…

https://www.nsctotal.com.br/noticias/florianopolis-tera-unidade-de-cons…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.